Gostou do artigo? Compartilhe!

Como rejuvenescer o meu colo?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como rejuvenescer o meu colo?


            O colo feminino é uma das regiões mais delicadas e sensíveis à radiação solar, sendo muito exposto ao longo da vida, principalmente em nosso país, devido ao clima tropical. Sua exposição praticamente diária, aliada à ausência do uso de protetor solar, leva ao envelhecimento dessa pele tão vulnerável, com o surgimento de coloração levemente avermelhada, gerada pela formação e dilatação de pequenos vasos sanguíneos superficiais, além de manchas acastanhadas e alterações na textura da pele, pela quebra das moléculas de colágeno. É também região que sofre pressão das mamas durante o sono em posição lateralizada, o que pode gerar linhas verticais em sua área central.

            Tendo em vista esses fatores, a grande maioria das mulheres apresentará os sinais de fotoenvelhecimento da região do colo em algum momento da vida. Como sua exposição parcial faz parte da nossa cultura, já determinada em nosso vestuário, e também por ser um fator positivo de beleza quando bem cuidado, a busca por seu rejuvenescimento é muito freqüente.

            O tratamento padrão-ouro, utilizado em todo o mundo, para a melhora das manchas (melanoses solares) e da coloração avermelhada do colo é a Luz Intensa Pulsada. Esta tecnologia é disponível em vários aparelhos, com potências distintas, porém com o mesmo princípio: emissão de luz intensa, que atinge vários tipos de alvo: melanina (manchas castanhas), vasos sanguíneos superficiais e colágeno. Sendo assim, o tratamento inicia-se tendo como alvo as manchas e vasinhos dilatados, e, posteriormente, se aprofunda, para estimular a produção de um novo colágeno, tendo como resultado uma pele mais jovem e viçosa.

            Quando o componente avermelhado é muito intenso, denotando a presença de muitos vasos sanguíneos superficiais dilatados, podemos associar um laser vascular (Nd YAG 1064 nm, por exemplo), adicionando maior efetividade e resultados mais impactantes na primeira sessão. Este laser também terá função de estímulo intenso para a formação de colágeno novo, melhorando também a textura da pele.

            Por fim, nas pacientes que possuem linhas na região central do colo e desejam tratamento, pode ser realizada a hidratação percutânea desta área, através da injeção de ácido hialurônico (preenchedor natural da pele, que pode ser produzido sinteticamente para reposição nos locais onde há sulcos ou linhas). Essa substância promove a atração de água para a derme, mantendo-a mais hidratada, além de ter efeito de preenchimento das linhas e estímulo na produção de colágeno.

            As tecnologias estão à nossa disposição para tratamentos cada vez mais efetivos e com excelente custo-benefício. O Dermatologista, através dos conhecimentos sobre a fisiologia da pele e suas respostas à luz e aos diferentes tipos de laser, pode oferecer tratamentos eficazes e duradouros para essa região belíssima e encantadora que representa o colo feminino.

 

Autor

Dra Cristiane Comparin

Dra Cristiane Comparin

Dermatologista

Mestrado em Saúde no(a) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ufms).